Têxteis do Brasil
Ateliê Editorial
Projeto gráfico para livro que mergulha na riqueza das práticas têxteis tradicionais brasileiras, destacando técnicas como Renda Renascença, Renda Irlandesa, Bordado Filé, Renda Singeleza, Bordado Labirinto, Bordado Redendê, Bordado Boa Noite e Renda de Bilros. O livro resulta de uma extensa pesquisa de campo em comunidades de artesãs, especialmente na região nordeste do país. A obra não apenas documenta essas técnicas, mas valoriza as histórias e a resistência das mulheres que mantêm vivas essas tradições.




Um projeto gráfico eloquente e marcante, mas que em nenhum momento interfere de modo a prejudicar a comunicação do riquíssimo conteúdo de pesquisa que deu origem a Têxteis do Brasil.
O projeto gráfico parte da criação de um grid que remete de forma imediata ao universo do bordado sem, no entanto, incorrer no erro de simbolizar uma das técnicas apresentadas. Esse grid adquire, ao longo do livro, o protagonismo da narrativa visual ao incoporar funções múltiplas: tanto funciona como elemento gráfico autônomo, como máscara para a inserção de imagens ou, decupado em sutis capitulares, constrói as iniciais de cada uma das técnicas na abertura de seus respectivos capítulos.


O outro protagonista são as cores, profusas e particulares, que dialogam de modo direto com as imagens e o universo retratado na obra, enquanto a mancha tipográfica corre clara, elegante e bem organizada, não apenas evidenciando o caráter profundo da pesquisa e favorecendo a leitura, mas evitando incorrer em visões do imaginário popular que, com frequência, beiram grotescas caricaturas de um “Brasil profundo”.



