Temporada 2023, Theatro Municipal
Uma das mais icônicas instituições de São Paulo — sediada em um de seus mais icônicos prédios — é palco de alguns dos corpos artísticos mais importantes da cidade: Orquestra Sinfônica Municipal, Balé da Cidade de São Paulo e Coral da Cidade de São Paulo, entre outros. Desse modo, os espetáculos oferecidos pelo teatro são extremamente amplos: vão de óperas tradicionais, como Aida de Verdi, até espetáculos de dança contemporânea baseados em sons da periferia de São Paulo. O sistema de identidade gráfica deveria, portanto, evitar a adoção de qualquer caminho gráfico que fizesse a percepção do teatro pender para qualquer tipo de extremo.
A solução encontrada foi priorizar a imagem fotográfica e, através de sua mistura a um traçado manual — um gesto livre executado com pincel irregular —, amplificar sons e movimentos da fotografia, reproduzindo assim, no território gráfico, as emoções comuns a todas as linguagens e espetáculos ao redor da música e da dança.
A flexibilidade desse traço manual possibilitou que a identidade de cada espetáculo pudesse se adequar à intensidade e ao tom de cada um, podendo comunicar desde frequências suaves e clássicas até batidas mais vibrantes e jovens, sem que a integralidade do todo fosse comprometida. Além disso, mostrou a flexibilidade necessária para manter a unicidade de comunicação no material de divulgação criado para mais de 100 espetáculos dos mais diversos tipos, voltados aos mais diversos públicos.