A QUEDA DE SATÃ

O projeto busca mostrar os processos que levaram à criação do Diabo, as representações gráficas resultantes disso e, por fim, o que restou da criatura nos dias de hoje.

Para tanto, parte de um apanhado histórico através dos séculos, ilustrado por mais de 200 imagens que mostram as várias maneiras pelas quais Satã foi retratado desde seu surgimento, no alvorecer do Cristianismo, até o momento atual, no qual mesmo produtos culturais dos mais complexos, como o Diabo, se vêem reduzidos a unidimensionais ferramentas de propaganda.

Assim, é possível assistir ao desfile de uma série de produtos ou marcas que se apropriam de Satã — de seu nome, de sua imagem ou de ambos — para construir a estratégia de marketing de biscoitos orgânicos, perfumes, pneus, calçados e cervejas: o conjunto final não deixa dúvidas sobre como o próprio exercício superficial do design é aqui questionado.

“A Queda de Satã” foi lançado pela WMF Martins Fontes em 2022, dois volumes em box cartonado, com tiragem única de 1 mil exemplares. 

clique AQUI para baixar
o começo do livro