Projetos diversos para SESC-SP
Ambientação de biblioteca e cafeteria
Sesc São Paulo
Ambos os projetos de ambientação para áreas específicas de unidades do Sesc buscam qualificar o espaço sem obstruir os demais elementos da paisagem, sejam estes arquitetônicos ou naturais. Pelo contrário, tomam-nos como interlocutores para o estabelecimento de um diálogo visual-espacial.
Na biblioteca do Sesc Guarulhos, a mescla do desenho de letras, ampliados e recortados em grande escala, com sinais tipográficos repetidos em tamanho reduzido se apoia sobre dois cuidados fundamentais: o primeiro, considerar que o painel seria visto tanto por quem estava dentro da biblioteca quanto por quem estava fora — as imagens não poderiam, portanto, parecer “erradas” de um dos dois lados. O segundo ponto de atenção foi o de manter uma boa parte dos vidros sem nenhuma interferência, para não prejudicar a iluminação natural do espaço.
Já no café do Sesc Santo André, o grafismo do balcão atua como elemento de integração entre dois padrões geométricos existentes, o grid ortogonal da grande janela em “V” e o piso que traz triângulos pretos espalhados por suas peças modulares. A padronagem também dialoga com as obras de alguns importantes artistas contemporâneos brasileiros que ocupam permanentemente o espaço, como Luiz Sacilotto, sem, contudo, mimetizá-las.